sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O Pequeno Príncipe - Língua Materna e Linguagem Matemática




Os alunos da Escola Estadual da Paraíba Dom Helder Câmara estão desenvolvendo um projeto sobre o livro Pequeno Príncipe. Iniciamos o desenvolvimento das atividades com a exibição de um desenho animado francês que é uma releitura da obra original de Saint-Exupéry.

Para o desenvolvimento das atividades de matemática nos apoiamos nos capítulos XIV, XV e XVI. No capítulo XIV o pequeno príncipe visita o planeta do acendedor de lampiões e percebe que este planeta gira tão rápido que a cada 1 minuto o planeta completa uma volta em torno de si mesmo (1 dia). Diante disso formulamos a seguinte questão de pesquisa: O que aconteceria com o planeta Terra se ele girasse mais rápido? Os alunos estão realizando pesquisas sobre os movimentos de rotação e translação e levantando hipóteses acerca do problema em questão.



 
 
 

 



Seguem as questões debatidas sobre o capítulo XIV do livro nas aulas de matemática. Para a resolução desta primeira atividade os alunos utilizaram conhecimentos prévios de unidades de medida de tempo, grandezas diretamente e inversamente proporcionais e raciocínio multiplicativo.

 

01-  No capítulo XIV o acendedor de lampiões comenta que a cada ano o seu planeta gira mais rápido o que modificou a duração de seus dias. O que aconteceria com o nosso planeta Terra se ele começasse a girar mais depressa?

02-  Se o nosso planeta Terra girasse 2 vezes mais rápido que o normal (movimento de rotação) qual seria a duração de nossos dias em horas? E em minutos?

03-  Sabemos que a cada 24 horas em nosso planeta nós vemos um novo pôr do sol. Caso o nosso planeta girasse duas vezes mais rápido, quantos pores do sol nós veríamos a cada 24 horas? E se girasse 4 vezes mais rápido, quantos seriam?

04-  Na Matemática, aparentemente nem todos os problemas possuem solução. O acendedor de lampiões cita um problema que para ele não têm solução. Que problema é esse? Você acredita que há uma solução para esse problema? Qual?

05-  No final do capítulo o Pequeno Príncipe lamenta ter que deixar o planeta do acendedor de lampiões pois lá há 1 440 pores do sol a cada 24 horas. Como o Pequeno Príncipe realizou esse cálculo? Como chegou a esse resultado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais breve possível.

Fazendo arte com fractais

Com o aplicativo grátis Fractal Photographer você pode explorar os padrões de um fractal, modificando cores e criando lindas imagens. Aba...