segunda-feira, 21 de março de 2011

Você sabe o que é um sofisma?

Não?

Então leia o texto abaixo e descubra como é interessante...

PROTÁGORAS E O DISCÍPULO



Conta-se que Protágoras, sofista notável, admitiu em sua esco-
la o jovem Enatlus. E como este fosse pobre, firmou com o mestre
um contrato: pagaria as lições quando ganhasse a primeira causa.


Terminado o curso, Enatlus não se dedicou à advocacia e pre-
feriu trabalhar no comércio, carreira que lhe pareceu mais lucrativa.


De quando em vez, Protágoras interpelava o seu ex-discípulo
sobre o pagamento das aulas e ouvia como resposta invariável
a mesma desculpa:
— Logo que ganhar a primeira causa, mestre! É do nosso
contrato!

Não se conformou Protágoras com o adiamento indefinido
do pagamento e levou a questão aos tribunais. Queria que o jo-
vem Enatlus fosse obrigado, pela justiça, a efetuar o pagamento
da dívida.


redejuris.com.br

Ao ser iniciado o processo perante o tribunal, Protágoras pe-
diu a palavra e assim falou:

— Senhores juizes! Ou eu ganho ou perco esta questão! Se
eu ganhar, o meu ex-discípulo é obrigado a me pagar pois a sen-
tença foi a meu favor; se eu perder, o meu ex-discípulo também
é obrigado a me pagar em virtude do nosso contrato, pois ga-
nhou a primeira causa.

— Muito bem! Muito bem! — exclamaram os ouvintes. —
De qualquer modo, Protágoras ganha a questão!

Enatlus que era muito talentoso, ao perceber que o seu anti-
go mestre, queria vencê-lo por um hábil sofisma, pediu também
a palavra e disse aos membros do tribunal:


— Senhores juizes! Ou eu perco ou ganho esta questão! Se
perder, não sou obrigado a pagar coisa alguma, pois não ganhei
a primeira causa; se ganhar também, não sou obrigado a pagar
coisa alguma, pois a sentença foi a meu favor!

E dizem que os magistrados ficaram atrapalhados e não sou-
beram lavrar a sentença sobre o caso...
E você, como resolveria essa questão?



 
fonte: Malba Tahan, Matemática divertida e curiosa

2 comentários:

  1. se enathus ganhasse ele n deveria pagar nada pois foi a favor dele mais se ele perdesse ele deveria pagar tudo o que ele tinha a pagar eu resolveria assim

    bjs!!!

    samara melissa-6 ano-manha

    ResponderExcluir
  2. helena 6 ano manha1 de abril de 2011 12:30

    se Enathus ganha-se de todo jeito ele tinha que pagar a divida pois ele fez um contrato e se ele ganha-se a primeira clausa ele deveria pagar pois estava no contrato.
    resolveria assim

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Responderei o mais breve possível.

Fazendo arte com fractais

Com o aplicativo grátis Fractal Photographer você pode explorar os padrões de um fractal, modificando cores e criando lindas imagens. Aba...