segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Provas finais...

Não se desespere!

Encontrei algumas dicas interessantes para quem está em recuperação...

É hora de recuperar o tempo perdido!

Ficar tranqüilo em dias de provas tão decisivas é difícil, mas alguns cuidados podem ajudar a manter a calma.  Estas são dicas simples que podem ajudar a organizar os estudos e preparar os ânimos para enfrentar a maratona de provas finais. Boa sorte!

1. Procure dormir bem no dia que antecede a prova;

Não invada a madrugada estudando, pois, desta forma prejudicará varias funções importantes, tanto cerebrais quanto de recuperação celular.  O sono não é perda de tempo, ele é muito importante no desempenho global, pois você precisa render o máximo possível, e o máximo só se consegue cuidando bem de seu corpo e de sua mente.

2. Evite estudar demais na véspera da prova;

Resista à tentação de tentar aprender tudo o que ainda não sabe às vésperas da prova. Essa overdose de informação só irá sobrecarregar a sua cabeça e pode até prejudicar o seu desempenho na prova.

3. Cuide da alimentação;

Coma muitas frutas e verduras e beba bastante líquido. Evite alimentos estimulantes, como chocolate e café, pois não contribuem para o melhor funcionamento do cérebro e podem até aumentar o nervosismo. Alimentos muito gordurosos também devem ser evitados, pois demoram mais tempo para serem digeridos e podem dar sono e mal-estar.

4. Procure levar uma garrafa de água para beber na prova;

Sair da sala só vai prejudicar sua concentração.

5. Confira se está levando tudo o que precisa;

Antes de sair de casa, observe se tem com você os documentos ( identidade e carteirinha) e o material necessário (caneta azul ou preta, lápis e borracha);

6. Desligue o celular;

7. Faça a prova com atenção;

Não preciso nem falar que a principal aliada é a “calma”. Parece impossível, mas ela é fundamental para manter a concentração e conseqüentemente obter um bom resultado. Tenha em mente que as questões da prova estarão dentro do conteúdo que você estudou, e se por acaso aparecer alguma questão que você não saiba (pois não deu tempo de estudar a matéria, e isso é mais que normal), existiram muitas outras que você domina e sabe, portanto não fique em um primeiro momento perdendo tempo com o que você não sabe. Vá direto para o que estudou, e no final, se sobrar tempo, você retorna para essas questões para dar uma analisada e no mínimo utilizar o famoso “achômetro”.

8. Revise todos os seus resultados;

Muita atenção com os cálculos, as vezes você fez o raciocínio certinho e perde a questão devido a uma bobagem.

9. Em caso de semana inteira de provas:

Ao término de cada prova, evite o desgaste emocional de ficar discutindo com outros colegas sobre as respostas. Melhor ir para casa descansar e recomeçar todo o processo de preparação para a próxima prova.

10. Bola pra frente!

Não importa se hoje é o teste da matéria que você mais precisa de pontos. Assuma uma atitude positiva. Acredite no seu potencial e faça o melhor que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais breve possível.

Fazendo arte com fractais

Com o aplicativo grátis Fractal Photographer você pode explorar os padrões de um fractal, modificando cores e criando lindas imagens. Aba...