segunda-feira, 17 de maio de 2010

Você conhece Malba Tahan?

Júlio César de Mello e Souza
Mago dos numeros


http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/amais/malba_01.jpg


Desde a infância, ele condenou os métodos de ensino ultrapassados a que são submetidos nossos alunos. Criou o personagem Malba Tahan, que fez gerações mergulharem em desafios matemáticos e na cultura árabe. Vendeu milhões de livros, traduzidos nos quatro cantos do mundo. Gênio da educação, mostrou que a Matemática pode – e deve – ser divertida.

As histórias do misterioso árabe, com instigantes desafios matemáticos, começaram a ser publicadas no jornal A Noite a partir de 1925. A identidade verdadeira só foi revelada em 1933. Júlio – que nunca esteve no Oriente – chegou a incorporar o personagem publicamente, trajando vestes árabes típicas. Acrescentou o nome Malba Tahan à carteira de identidade, com autorização do então presidente Getúlio Vargas. Publicou 69 livros de contos e 51 de Matemática. O mais famoso deles, O Homem que Calculava (1932), protagonizado pelo calculista Beremiz Samir, vendeu cerca de dois milhões de exemplares no Brasil e já foi traduzido para mais de 12 idiomas.
http://www.almanaquebrasil.com.br/ilustres-brasileiros/mago-dos-numeros/

Será que você consegue resolver este desafio
criado por Malba Tahan?

Um rei resolveu escolher o noivo de sua filha através de uma prova, a prova dos cinco discos". Eram três príncipes e havia cinco discos, dois pretos e três brancos; cada um dos príncipes teve um dos discos amarrado nas suas costas, eles não tinham como saber qual era o seu disco ou qual era a cor dos dois discos que tinham sobrado. Quem descobrisse a cor do disco na suas costas seria o vencedor. Ao primeiro príncipe foi permitido ver o disco dos outros dois candidatos, mas ao dar um palpite sobre a cor do seu próprio disco, errou e foi eliminado. Ao segundo príncipe foi permitido ver o disco do concorrente que sobrou e também errou ao tentar descobrir a cor do seu próprio. O último, de olhos vendados, acertou a cor do disco que tinha nas costas. O problema é: qual era a cor do disco do príncipe que ganhou a prova?

2 comentários:

  1. A cor era branca pois só havia 3 brancos, e os outros 2 principes eram pretos.
    Então a cor era branca!
    Maria Clara
    6 ano tarde

    ResponderExcluir
  2. realmente a cor do terceiro era branca! Mas porque os outros não poderiam ser brancos?

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Responderei o mais breve possível.

Fazendo arte com fractais

Com o aplicativo grátis Fractal Photographer você pode explorar os padrões de um fractal, modificando cores e criando lindas imagens. Aba...