sexta-feira, 26 de março de 2010

Platão - Matemática e Filosofia

Este importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).

Dedicou-se à pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia.
http://www.suapesquisa.com/platao/





Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral e deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.



Na geometria e algumas antigas teorias físicas, um solido platónico é um poliedro convexo com:




Todas as faces são polígonos congruentes

O mesmo número de faces encontra-se em todos os vértices

Os cinco sólidos platónicos são conhecidos desde a antiguidade clássica

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/imagens/s_platon.gif

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. hi, new to the site, thanks.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Responderei o mais breve possível.

Fazendo arte com fractais

Com o aplicativo grátis Fractal Photographer você pode explorar os padrões de um fractal, modificando cores e criando lindas imagens. Aba...