sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Animais sabem contar?


"Um observador curioso, Leroy, querendo concluir com segurança, depois de várias experiências, que os corvos podem contar, sem erro, até cinco, tendo verificado que os corvos nunca voltam para o ninho quando há alguém nas vizinhanças, fez construir uma choupana a pequena distância de um ninho de corvos.
No primeiro dia, Leroy
mandou que um homem entrasse na choupana e observou  que os corvos não procuraram o ninho senão após o homem ter se retirado da choupana. No segundo dia, a experiência foi feita com dois homens; os corvos aguardaram que os dois homens  abandonassem o improvisado esconderijo. O mesmo resultado  foi obtido sucessivamente, nos dias seguintes, com três, quatro  e cinco homens.
Essas experiências mostraram, claramente, que os corvos contaram  os homens não só quando estes entraram, mas também depois, quando, com pequenos intervalos, saíam da choupana.


Com seis homens, as coisas já não se passaram do mesmo modo; os corvos enganaram-se na conta — para eles muito complicada  — e voltaram para o ninho quando a choupana ainda abrigava alguns dos emissários de Leroy.

Os cães e os elefantes são, igualmente, dotados de admirável inteligência. Spencer, filósofo inglês, refere-se, no seu livro  A Justiça, a um cão que contava até três."
Fonte: Malba Tahan, Matemática Divertida e Curiosa

3 comentários:

  1. oi professora sou eu maithê do cnv sim.osanimais sabem contar do jeito deles

    ResponderExcluir
  2. concordo com maithê! OS animais contam do jeito deles!

    ResponderExcluir
  3. eu sou gabrelly do sexto ano tarde

    eu concordo com lara e maithê os animais contam do jeito deles

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Responderei o mais breve possível.

Fazendo arte com fractais

Com o aplicativo grátis Fractal Photographer você pode explorar os padrões de um fractal, modificando cores e criando lindas imagens. Aba...