domingo, 6 de setembro de 2009

CAMINHO DAS ÍNDIAS







MÉTODO INDIANO DE MULTIPLICAR



Este processo consiste em construir um quadro com tantas colunas quantas os algarismos do multiplicando e tantas linhas quantas os algarismos do multiplicador. Na parte de cima do quadro, partindo da esquerda para a direita, escrevem-se os algarismos do multiplicando, à direita do quadro, partindo de baixo para cima, escrevem-se os algarismos do multiplicador. Divide-se cada casa do quadro em duas semi-casas, traçando nelas a diagonal, a partir do canto superior esquerdo. Em cada casa escrever-se-á o produto relativo à linha e colunas correspondentes, o algarismo das dezenas na semi-casa inferior e o das unidades na semi-casa superior.


O produto pretendido obtém-se somando os algarismos das faixas diagonais. Se a soma de cada diagonal for 10 ou mais, utilizamos o mesmo processo de "vai um".

A leitura do resultado é feita da esquerda para a direita e de baixo para cima.
Considere-se o exemplo acima da multiplicação de 432 por 175. Nesse caso, o resultado é 75 600.

6 comentários:

  1. victor aluno da sexta serie aluno do colegio nova visao:

    isso eu acho q vc ja ensino no colegio ne profesora?
    ou foi algo parecido

    ResponderExcluir
  2. Ensinei um muito parecido, mas as diagonais ficavam viradas para o lado oposto...

    ResponderExcluir
  3. entide tudo prof gustavo andre nova visao 7ano 6serie

    ResponderExcluir
  4. vc pode tentar multiplicar usando este método indiano... Que tal?

    ResponderExcluir
  5. ok prof mais não estou lembrada na verdade quando a senhora mim explicou eu nem entendi fiquei em duvida.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Responderei o mais breve possível.

Fazendo arte com fractais

Com o aplicativo grátis Fractal Photographer você pode explorar os padrões de um fractal, modificando cores e criando lindas imagens. Aba...